-
Arquitetos: NODO Arquitectura + Naturaleza
- Área: 20 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Javier Miguens
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde que comecei a estudar, sempre pensei e projetei sistemas mecânicos para viabilizar um tipo de construção desmontável que permitisse a montagem sem o uso de ferramentas elétricas. Queria experimentar algo diferente do que é a construção tradicional úmida.
É por isso que vi como uma solução atraente e funcional um sistema que se encaixaria bem na nova geração nômade, no turismo, no home-office, etc. A ideia de realocar ou revender, o que é conhecido como imóvel, como móvel, me parecia uma maneira de alcançar uma sustentabilidade verdadeira.
O processo de prototipagem foi longo: passei por todos os tipos de contratempos que não pude resolver devido à falta de experiência, dinheiro e tecnologia disponível. Durante a quarentena na pandemia em 2020, alguns anos depois de ter me mudado para a Austrália, comecei a explorar as capacidades da máquina CNC com meu amigo carpinteiro, Nicolás Urien.
Inspirados nas junções japonesas, redesenhamos o sistema KABINA para ser fabricado com essa tecnologia de corte computadorizado. Ele possui um sistema de encaixe e uma estrutura principal mecânica que se abre como um compasso. Isso permite uma montagem ou desmontagem rápida sem a necessidade de ferramentas elétricas, parafusos ou pregos. Isso também garante a longevidade das juntas.
Em relação à sua forma, o telhado curvo responde tanto a soluções estéticas quanto funcionais. Suaviza sua presença em qualquer ambiente natural e, ao mesmo tempo, é o ponto mais alto do telhado. Também, como elemento de projeto, incluímos portas-janelas.
Quando você está dentro e as portas estão abertas, não é possível vê-las devido ao ângulo de abertura e, assim, você realmente se sente parte do ambiente. Neste momento, estamos explorando diferentes formas, tamanhos e já incluímos um módulo de banheiro e cozinha para uma versão maior. Em 2024, estaremos operando no Uruguai e em outros países da América Latina, explorando as capacidades deste sistema construtivo, KABINA.